6 de dezembro de 2005

O que mais me irrita nos Condutores Portugueses

Preconceitos Gerais
- A rede de estradas é uma estrutura de apoio à ideia de que as viaturas são para fazer corridas intermináveis, ou seja, ultrapassar todos e sempre,
- O meu carro é melhor que o teu,
- A minha ideia fixa é estar à frente dos outros,
- Não suporto a ideia de circular nas vias de lentos,
- Os carros mais caros devem ir à frente dos mais baratos,
- Os carros maiores devem ir à frente dos mais pequenos,
- Os carros mais caros estão isentos do cumprimento do CE (Código da Estrada),
- O selector de piscas é um instrumento inútil,
- A inércia é uma lei da física que só afecta os outros veículos,
- Os carros caros e/ou grandes são seguros.

Na cidade

- Não / Má utilização dos piscas,
- Ficar no meio dos cruzamentos, julgando que não se atrasa, atrasando toda a gente (é de facto um acto estúpido),
- Deixar o carro na via, vulgo 2ª e 3ª filas,
- Mudança de faixa de rodagem sem aviso prévio e muitas vezes inutilmente,
- Buzinar porque vamos “devagar”, apesar de irmos no limite permitido,
- Acelerar muito para parar no sinal vermelho, logo ali, poluindo mais, gastando mais (combustível, embraiagem e travões),
- Acelerar muito para parar à nossa frente, obrigando a uma travagem mais repentina e com menos espaço,
- O sinal verde é para apitar, o amarelo para acelerar e o vermelho … mas existe?,
- Permanecer sempre com o carro muito junto à parte de trás do nosso, estejamos parados ou a andar (é pior),
- Ultrapassar-nos pela esquerda, mudar para a nossa faixa e realizar saída de via para a direita, obrigando-nos a travar, podendo ir atrás de nós e então sair calmamente,
- Ultrapassar-nos com muita pressa (fazendo crer que somos muito lentos) e depois ficar preso no trânsito, perdido, a perder tempo e nós vamos na nossa calmamente, ultrapassando-o,
- Acender luzes de nevoeiro quando não é necessário,
- Não acender as luzes quando é necessário,

Na estrada

- Juntar, o mais possível, o carro na parte de trás do nosso,
- Fazer razias nas ultrapassagens (no início e no fim das mesmas),
- Fazer crer que o que pior que lhe pode acontecer é estarmos à frente dele,

Na auto-estrada (cumulativamente a “Na estrada” e algumas das “Na cidade”)

- Quando estamos a ultrapassar na faixa mais à esquerda, fazer sinais de luzes,
- Mostrar a intenção de virar à esquerda, vulgo “sai da frente ou evapora-te que EU quero passar e tuvais MUITO devagar”, mesmo que eu esteja no limite da velocidade permitida,
- Ir na brasa, vulgo acima dos 150 km/h, e encontrá-lo em todas as áreas de serviço,
- Ultrapassar pela direita, enquanto iniciamos a nossa ultrapassagem a um terceiro, porque ele ACHA que somos muito lentos a fazê-lo,
- Estar convencido que por ter um bom e caro carro pode andar muito depressa e que se encontra muito protegido pelos sacos de ar e aquelas tretas todas de segurança, esquecendo-se que os testes de colisão são feitos a 50 km/h, quando conduz, no mínimo, ao triplo dessa velocidade,
- Julgar que o pénis está no pé direito (algumas mulheres também já pensam assim),
- Pensar que a lei deve ser somente cumprida pelos carros mais baratos, os mais caros têm privilégios e isenções, e por isso pagaram mais por eles,

No Todo-o-Terreno

- Fazer as mesmas coisas que fazem, os condutores de carros normais (acima referidos),
- O meu jipe é melhor que o teu,
- O jipe mais caro ou o maior é o melhor, embora não tenha ideia nenhuma sobre a relação entre tipo de utilização / características do jipe,
- Gastar uma fortuna para andar a 160 km/h em alcatrão, quando por metade do preço ou menos conseguiriam andar ainda mais depressa,
- Andar fora dos caminhos por achar que isso é mais radical, e que os jipes foram feitos para isso mesmo: andar fora de estrada … das estradas todas,
- A prioridade como regra de trânsito passou a ser verificada pelo tamanho do jipe em relação ao outros jipes mais pequenos e ainda mais em relação aos outros carros normais, coitadinhos, excepção feita, claro, aos camiões,
- Fazer TT é só para homens.

Condutores Especiais (para além do referido acima)

- Taxistas:
Parar onde calha,Achar que a estrada / rua é dele,
Quando vazio, pode andar devagar, muito devagar,
Quando cheio, ninguém pode andar devagar,- Camionistas:Deixar um espaço entre camiões de … 1 metro,
A prioridade verifica-se pela razão directa e logarítmica do seu peso específico,

- Motociclistas:
Ultrapassar por qualquer lado, faltando fazê-lo por cima e ou por baixo,
Acharem que as filas de trânsito são só para os outros,
A lei do ruído é para cumprir … somente pelos outros veículos,

- Motas de água:
A lei do ruído é para cumprir … somente pelos outros veículos,
Julgar que devem banhar-se como os banhistas, vulgo, “adoro fazer razias nas cabeças daqueles patetas”,
Ir muito depressa para lá e depois voltar para cá do mesmo modo, sendo esse o único objectivo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um post antigo, mas infelizmente ainda muito actual.

Deixo um blog totalmente dedicado ao assunto:

http://bomcondutor.blogs.sapo.pt

Saudações.